Esgotamento emocional: Como tratar e acabar com o estresse

O esgotamento emocional está diretamente ligado às situações de estresse presentes no nosso dia a dia. É uma experiência em que a pessoa afetada sente que não tem capacidade suficiente para enfrentar a sua rotina.

Essa fadiga é o resultado de exigir do nosso sistema psicológico mais do que ele pode dar. Isso acontece porque não damos tempo suficiente para que o nosso corpo se recupere entre um desafio e outro.

É comum passarmos por problemas no relacionamento, exigências pessoais e até profissionais que mexem com o nosso psicológico, mas é preciso ficar atento quando os sintomas se tornam corriqueiros porque podem ser sinais de esgotamento emocional.

Esgotamento emocional

Entre os indícios mais comuns de esgotamento emocional estão sensações como a de nervosismo ou incômodo na maior parte do dia, problemas de concentração e perda de memória, falta de motivação e desânimo, cansaço e exaustão, problemas com o sono, hipersensibilidade ou irritabilidade.

Podemos utilizar como exemplo de esgotamento mental um exercício de visualização: Lembre-se da fadiga que você sentiu depois de ter acumulado várias horas de trabalho e imagine que ao final desta jornada, começará outra, e talvez outra… você se sente cada vez mais cansado, seu desempenho cai e os pensamentos tornam-se mais negativos.

Esgotamento emocional tratamento

O esgotamento emocional deve ser tratado o quanto antes para que não desencadeie um problema psicológico ainda maior.

Saiba falar não – É muito importante desenvolver uma comunicação assertiva para que você não acumule funções que não são suas. Tudo bem ajudar as pessoas, mas isso não pode atrapalhar as entregas das suas demandas e resultados.

Descanse – Comece a ter um tempo de descanso para você relaxar. Separe no mínimo 15 ou 20 minutos por dia para você se desconectar. É importante ter esse momento de respiro.

Não se cobre – É muito prejudicial ficar se cobrando a todo momento. Olhe pra você como um ser humano que tem falhas e dificuldades.

Justamente por isso, é extremamente importante estabelecer prazos justos e que são possíveis de alcançar. Assim, você não compromete o tempo que não tem e consegue equilibrar suas tarefas.

Saiba mais:

6 dicas para fazer seu tempo render

Open chat
Powered by