4 comportamentos destrutivos em um relacionamento

Os comportamentos destrutivos são mais comuns do que podemos perceber. Determinadas ações podem interferir tão negativamente nos relacionamentos que a Psicologia Positiva as classificam como quatro cavaleiros do apocalipse.

Os quatro cavaleiros do apocalipse são os indicadores mais poderosos do fracasso de uma relação, especialmente para os casais que não tentam reparar esses erros.

Comportamentos destrutivos

Veja abaixo quais são as quatro atitudes e comportamentos destrutivos que são venenos para qualquer relacionamento e como solucioná-los.

Defensividade

A defensividade é estar sempre pronto para se proteger de um possível ataque. É se auto defender de algum comentário que o outro faça ao se colocar como vítima ou jogar a culpa no outro.

Essa atitude bloqueia a comunicação com o parceiro, que pode estar simplesmente querendo ajudar ou melhorar a relação de vocês. Por isso, é importante se responsabilizar pelos seus atos e procurar entender o posicionamento do outro.

Obstrução

Uma atitude muito comum, principalmente nos homens, é a obstrução. Isso ocorre quando a pessoa se fecha e deixa a outra falando sozinha, o que impossibilita o diálogo.

Esse comportamento pode ser visto como desinteresse, mas é uma forma do obstrutor ter um espaço para respirar porque não quer falar sobre determinado assunto. Nesse caso, a recomendação é deixar isso claro e se comprometer a retomar o tema em outro momento.

Criticismo

O criticismo é a crítica destrutiva. Diferente da crítica construtiva, é um ataque verbal que fere a essência da pessoa.  Quando o problema é recorrente, pode causar mal-estar inclusive nos momentos em que não estão discutindo. A orientação é conversar sobre o assunto de forma a procurar soluções para ambos.

Desprezo

O pior e mais mortal dos quatro cavaleiros do apocalipse é o desprezo. Ou seja, quando uma pessoa se coloca em posição de superioridade e passa a zombar, ironizar, menosprezar e duvidar da capacidade da outra.

Nesse caso, pare, respire e relembre a admiração que você tem pelo seu parceiro. Resgate o respeito, reforce esses sentimentos dentro de você e demonstre seu afeto.

Open chat
Powered by