Ansiedade: Existe algum benefício?

Sentir ansiedade é da nossa natureza, nos deixa em estado de alerta, aponta perigo e nos protege. Querer afastá-la não é o melhor a ser feito, isto só aumenta sua força.Durante os atendimentos, explico que a ansiedade está querendo dizer algo, por isso é importante acolhê-la.

Quando sentir-se ansioso, tente entender o motivo. É por conta de algum problema com o marido, filhos, financeiro, ou é algo que nem tem probabilidade de acontecer?

Benefícios da ansiedade

A ansiedade em um nível funcional pode nos motivar para uma prova, entrevista de emprego, situações que precisamos estar focados e comprometidos. Em avaliações, por exemplo, é comum que se torne uma aliada para gerar mais responsabilidade e consequentemente auxiliar na absorção e organização do conteúdo.

O mesmo pode ocorrer em processo seletivos, a emoção pode acarretar em uma preocupação saudável, proporcionando engajamento, já que as pessoas tentam dar o seu melhor, acessando seus pontos fortes e buscando posicionamento com segurança diante dos questionamentos do entrevistador.

Enfim, estar ansioso pode nos ajudar sim a lidar com os desafios da nossa vida. O que não pode acontecer é nos paralisar e causar sofrimento.

Agora, se você está sentindo ansiedade em forte intensidade e com muita frequência é preciso buscar atendimento de um profissional da saúde mental.

Open chat
Powered by