Metas e objetivos: Qual a diferença?

Metas e objetivos fazem parte da vida das pessoas. Afinal, todos temos sonhos, vontades, desejos e propósitos.

No entanto, é comum nos atrapalharmos com o conceito das palavras. Apesar de parecidas, as metas e os objetivos trazem definições diferentes e essa confusão pode trazer impactos para os nossos planejamentos.

Objetivos

Os objetivos podem ser traçados em qualquer momento das nossas vidas. São eles que definem onde nós estamos e até onde vamos.

Nada mais são do que a descrição daquilo que queremos alcançar como por exemplo, emagrecer, começar um curso, melhorar a vida financeira, casar ou ter filhos.

Ou seja, os objetivos são os sonhos que nos movem e motivam diariamente. Para realizá-los é preciso planejamento, estudo, meios de mensuração, dedicação, além de foco e paixão pelo que estamos fazendo.

Metas

As metas andam lado a lado com os objetivos. São tarefas específicas que nos auxiliam a alcançar o que tanto desejamos.

Diferentemente dos objetivos, as metas possuem números e prazos para a realização, ou seja, são quantitativas e temporais.

Por exemplo, se o seu objetivo é conquistar a independência financeira, você precisa traçar metas para alcançá-la.

Para isso, é preciso descobrir formas melhores de administrar o dinheiro e, de repente, tentar ter uma renda extra por um determinado período, por exemplo, pelos próximos cinco anos.

Metas organizacionais

Vamos estipular metas e alcançar nossos objetivos? Para isso, preparei cinco dicas de metas organizacionais para você aplicar no seu dia a dia e realizar o que deseja.

Específico: Quanto mais específico você for, mais fácil vai ser entender as suas tarefas e conseguir realizá-las.

Mensurável: É extremamente importante conseguir mensurar os seus desejos, quantificar. Para isso, você tem que conseguir realmente colocar números nos objetivos.

Alcançável: Também é preciso se atentar a estipular metas alcançáveis, ou seja, possíveis de realizar. Não faça loucuras!

Relevante: Essa meta é realmente relevante para você ou sua vida? Faça uma análise antes de começar.

Tempo: Por fim, é essencial que você determine um tempo para essa meta. É preciso estipular prazos para que você saiba o que terá que enfrentar pela frente e de que forma.

Quando metas são atingidas você consegue alcançar os objetivos! Metas organizacionais as tornam mais próximas para que você consiga alcançar o que tanto almeja.

Saiba mais:

O Impacto do Coaching na vida das pessoas de sucesso

Open chat
Powered by